Por Fernanda Garrote

O LCQA foi criado em 1985 como um Projeto de Extensão na Faculdade de Farmácia da UFG com o objetivo de atender à uma demanda da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) de monitorar o controle de qualidade da alimentação escolar, em que o LCQA fazia análises laboratoriais para verificar a adequação dos alimentos da merenda escolar aos padrões de qualidade estabelecidos pelo governo, visando elevar os níveis nutricionais dos estudantes, melhorar o rendimento e reduzir a evasão escolar.

Após a extinção da FAE em 1997, o laboratório expandiu suas atividades, realizando análises de controle de qualidade para produtores , distribuidores e pesquisadores do estado de Goiás.

Em 2007, uma parceria foi firmada entre o LCQA e o LCQM (Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos) com a criação do Centro Analítico de Controle de Qualidade.

No ano de 2015, em comemoração aos 30 anos de fundação do LCQA e aos 20 anos do LCQM, o Centro Analítico realizou o I SIMCQ (Simpósio do Centro Analítico de Controle de Qualidade), como parte da programação comemorativa dos 70 anos da Faculdade de Farmácia. O evento foi gratuito, aberto aos clientes e à comunidade acadêmica e contou com palestras e mesas redondas, colaborando para que o conhecimento na área de controle de qualidade de alimentos fosse compartilhado, aproximando a Faculdade de Farmácia da sociedade.

Mesa de abertura SIMCQ

Hoje, o LCQA conta com uma equipe de 11 funcionários, incluindo analistas de nível superior e mestrado, técnicos e auxiliares de laboratório, auxiliar administrativo e professores. O laboratório atende anualmente cerca de 170 clientes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Bahia, recebendo em média 1.300 amostras e realizando mais de 4.000 ensaios por ano em diversos tipos de alimentos.

SIMCQ

O laboratório emite certificados de análise que demonstram a adequação ou não do produto às normas vigentes indicando se o mesmo está apto e seguro para nós consumidores, contribuindo assim para a manutenção da saúde da população.

Recebemos ainda estagiários de graduação do curso de Farmácia da UFG e de outras instituições interessadas durante todo o ano em todos os setores, além de realizar treinamentos para pós-graduandos de áreas afins, colaborando com a pesquisa e a promoção do conhecimento na área de alimentos.