Guia alimentar

Por Fernanda Garrote

Guia Alimentar para a População Brasileir

O novo Guia Alimentar para a População Brasileira traz um novo olhar para o que é alimentação saudável.

O capítulo 1 descreve os princípios que nortearam sua elaboração, levando em conta não só aspectos nutricionais, mas também culturais e sociais das práticas alimentares, com destaque na ampliação da autonomia das pessoas nas escolhas alimentares, defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável, justiça social e a integridade do ambiente.

O capítulo 2 enuncia recomendações gerais sobre a escolha de alimentos, propondo que alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, sejam a base da alimentação.

O capítulo 3 traz orientações sobre como combinar alimentos na forma de refeições.

O capítulo 4 traz orientações sobre o ato de comer e a comensalidade, abordando as circunstâncias – tempo e foco, espaço e companhia – que influenciam o aproveitamento dos alimentos e o prazer proporcionado pela alimentação.

O capítulo 5 examina fatores que podem ser obstáculos para a adesão das pessoas às recomendações deste guia – informação, oferta, custo, habilidades culinárias, tempo e publicidade – e propõe para sua superação a combinação de ações no plano pessoal e familiar e no plano do exercício da cidadania.

O guia traz ainda os “Dez Passos para uma alimentação adequada e saudável”, com dicas para alcançar a alimentação saudável no seu dia a dia.

Confira o guia completo aqui.

(Informações retiradas do próprio Guia)