Boas práticas MB

Por Fernanda Garrote

Boas Práticas para a manipulação dos alimentos

O que são?

São as práticas de higiene recomendadas para a manipulação de alimentos, tendo como objetivo a obtenção de produtos seguros. Também são práticas preventivas que incluem aspectos que vão desde a produção no campo até a mesa do consumidor final.

 

O que fazer para aplicá-las?

 

1- HIGIENE E COMPORTAMENTO PESSOAL

Todas as pessoas que manipulam alimentos devem ter cuidados com a higiene pessoal e aparência. Portanto, alguns hábitos e comportamentos devem ser praticados:

Tabela - funcionário - manipulação

Fonte: BASTOS, 2015.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

As mãos podem conter microrganismos que vêm da boca, nariz, superfícies sujas e fezes, que são provenientes da má higiene pessoal. Se as mãos estiverem sujas, os manipuladores podem transferir microrganismos patogênicos aos alimentos.

Para lavagem correta das mãos siga os seguintes passos:

Lavagem das mãos detalhado

Fonte: ANVISA.

 

O USO DE LUVAS NÃO ELIMINA A NECESSIDADE DE LAVAR AS MÃOS!

 

 

2- CONTROLE DA SAÚDE DO MANIPULADOR

A saúde de quem manipula alimentos é condição importante para a qualidade dos mesmos. Desse modo, não devem manipular alimentos as pessoas que apresentarem:

  • Feridas e cortes nas mãos. A não ser que o manipulador esteja com luvas;

As feridas, quando abertas são propensas a ter uma carga maior de microrganismos.

  • Infecções nos olhos ou na garganta, resfriados e gripes;

A irritação nos olhos leva a produção de secreção e coceira (faz com que o manipulador se coce) e, irritação na garganta, resfriados e gripes podem fazer com que o manipulador tussa e espirre, às vezes não conseguindo evitar que isso aconteça enquanto ele está manipulando os alimentos, causando um risco para os mesmos.

  • Infecções pulmonares;

 Da mesma forma, essas infecções podem provocar nos manipuladores tosse incontrolável.

  • Diarreias ou disenteria.

IMPORTANTE: Nas empresas os funcionários devem comunicar aos supervisores sempre que tiverem algum problema, principalmente diarreia e vômito.

 

3- HIGIENE DO AMBIENTE, DAS SUPERFÍCIES, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS

O ambiente de trabalho deve estar sempre higienizado e, tudo aquilo que entra em contato com os alimentos deve ser mantido higienizado também. Todo o ambiente de uma empresa que produz ou manipula alimentos deve estar sempre limpo.

Tabela - o que fazer - o que não fazer
Fonte: ANVISA, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA:

AÇÃO SOCIAL DO PARANÁ. Manual de manipulação de alimentos. Volume 1, 2014. 20 p. Disponível em: http://www.aspr.org.br/siteasp/wp-content/uploads/2014/01/cartilha-restaurantes-asp.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2017.

ANVISA. Cartilha sobre boas práticas para serviço de alimentação Resolução RDC nº 216/2004. 3 ed. Brasília : Anvisa, 2004, 44 p. Clique aqui para ver a cartilha.

ANVISA, 5 pontos-chave para uma alimentação segura. Brasília, 2009. Disponível em:http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cinco_pontos/noticias.htm. Acesso em: 14 de abril de 2017.

BASTOS, C. S. P. Cartilha sobre boas práticas para manipulador de alimentos. Volume I, 2015. 26 p. Disponível em:https://ovigilantesanitario.files.wordpress.com/2015/06/cartilha-sobre-boas-prc3a1ticas-para-manipulador-de-alimentos-volume-i.pdf. Acesso em 14 de abril de 2017.

BRASIL. Manual técnico de diagnóstico laboratorial de Salmonella spp. : diagnóstico laboratorial do gênero Salmonella. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. Laboratório de Referência Nacional de Enteroinfecções Bacterianas , Instituto Adolfo Lutz – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/dezembro/15/manual-diagnostico-salmonella-spp-web.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2017.

FRANCO, B. D. G. M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. 1 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. 192 p.

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO PAULO. Manual de boas práticas de manipulação de alimentos, São Paulo, 2012. 42 p. Disponível em: http://www.paulinia.sp.gov.br/downloads/ss/Cartilha_manual_de_boas_praticas_maipulacao_alimentos_final.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2017.

 

QUER SABER MAIS? Envie um e-mail para garantia.lcqa@gmail.com e nos diga qual assunto você gostaria de ver em nosso site!

 

<<<Voltar