Salmonella
Salmonella sp.
O que é?
Salmonella sp. é uma bactéria Gram-negativa que é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Atualmente, a Salmonella sp. é um dos microrganismos mais frequentemente envolvidos em casos e surtos de doenças de origem alimentar em diversos países, inclusive o Brasil.
Quais as principais fontes de contaminação?
Salmonella sp. é amplamente distribuídas na natureza, sendo o trato intestinal do homem e de animais o principal reservatório natural. Entre os animais, as aves são o reservatório mais importante, seguidas por suínos, bovinos, equinos e animais silvestres. Os animais domésticos podem ser portadores dessa bactéria, representando grande risco, principalmente para crianças.
Inúmeros surtos de infecção alimentar causados por Salmonella sp. são conhecidos, envolvendo os mais variados tipos de alimentos.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da infecção por Salmonella sp., também conhecida como salmonelose, normalmente são vômitos e diarreia fortes. A infecção intestinal causada por esta bactéria é forte e perigosa, podendo levar até à morte.
Fonte: BRASIL, 2011.
Como evitar?
A prevenção da contaminação implica o controle em todas as etapas da cadeia alimentar. Assim, é de primordial importância a tomada de medidas específicas na produção primária, no cumprimento das boas práticas de higiene na produção e no processamento animal e o controle da temperatura de armazenamento, para que o crescimento da bactéria seja prevenido.
Fluxograma
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Manual técnico de diagnóstico laboratorial de Salmonella spp. : diagnóstico laboratorial do gênero Salmonella. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. Laboratório de Referência Nacional de Enteroinfecções Bacterianas , Instituto Adolfo Lutz – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/dezembro/15/manual-diagnostico-salmonella-spp-web.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2017.
FRANCO, B. D. G. M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. 1 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. 192 p.
QUER SABER MAIS? Envie um e-mail para garantia.lcqa@gmail.com e nos diga qual assunto você gostaria de ver em nosso site!