Estafilococos
Estafilococos
O que são Staphylococcus aureus?
São bactérias Gram-positivas, no formato de cocos, que ao aumento do microscópio se arranjam na forma de cacho de uva. As bactérias do gênero Staphylococcus conseguem sobreviver a concentrações de sal (NaCl) de 10 a 20%, o que torna alimentos curados suscetíveis a essas bactérias.
Quais as principais fontes de contaminação?
S. aureus causa intoxicação alimentar devido a ingestão do alimento contaminado pela enterotoxina. Em geral, quando mais baixa for a temperatura, maior será o tempo necessário para a produção de enterotoxina.
O homem e os animais são os principais reservatórios, sendo a cavidade nasal o principal hábitat no ser humano. E a partir da cavidade nasal, as bactérias podem alcançar a pele, feridas, o ar, água, solo, leite e qualquer superfície ou objeto que entre contato com o homem.
A maioria dos animais domésticos são reservatório ou apresentam-se contaminados, como o gado leiteiro acometido pela mastite estafilocócica, sendo que se o leite for utilizado para consumo ou preparo de queijos, pode haver grandes chances de ocorrer intoxicação alimentar.
Os alimentos mais comuns associados a intoxicação estafilocócica são: leite, creme, tortas recheadas com creme, saladas de batata, atum, frango e presunto cozido.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas são náuseas, vômitos, cãibras abdominais (dolorosas), diarreia e sudorese. Podem ocorrer ainda dores de cabeça, calafrios, queda de pressão arterial. A doença não é fatal, a menos que o indivíduo esteja debilitado ou desidratado.
Como evitar?
Para prevenir a intoxicação estafilocócica, é importante manter os alimentos suscetíveis sob refrigeração. O aquecimento do alimento logo após a sua manipulação também ajuda a prevenir a intoxicação.
BIBLIOGRAFIA
FRANCO, B. D. G. M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. 1 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. 192 p.
QUER SABER MAIS? Envie um e-mail para garantia.lcqa@gmail.com e nos diga qual assunto você gostaria de ver em nosso site!